CIEMSUL - Centro de Incubação de Empresas da Região Sul

Centro de Incubação de Empresas da Região Sul

UCPel e Sebrae tem reunião para discutir as próximas etapas de trabalho em conjunto

06/06/2017

A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) recebeu representantes do Sebrae para reunião na reitoria, para debater as próximas etapas do Programa Líder e outras ações que serão desenvolvidas através da parceria. As pautas da reunião, além do Programa Líder, foram os convênios e contratos vigentes, Observatório para o Desenvolvimento Econômico da Região da Fronteira Sul, Educação Empreendedora e o Centro de Incubação de Empresas da Região Sul (Ciemsul).

Foi discutida a criação de uma nova abordagem para a disciplina de empreendedorismo, em cursos nos quais a disciplina é ofertada na modalidade optativa e a palestra “Empreendedorismo em dois tempos”, que tem como objetivo despertar o interesse do estudante universitário para a ação empreendedora. E a possibilidade de criação de um curso MBA com foco no Desenvolvimento Territorial e Empreendedorismo, que servirá como capacitação para os envolvidos no Programa Líder e estará aberto a outros interessados.

Outra pauta da reunião foi o Observatório, que é uma ação que servirá como uma ferramenta para fornecer informações e conhecimentos para a confecção do planejamento e do acompanhamento das ações voltadas ao desenvolvimento do território e será desenvolvido a partir do convênio entre a UCPel e o Sebrae. O MBA e o Observatório Regional são ações paralelas e complementares.

A transferência do Ciemsul para o Pelotas Parque Tecnológico também foi pauta e, segundo o coordenador do EDR, Fábio Neves, aumentará a visibilidade das incubadas e o número de incubações do centro. Ele afirma que a dificuldade é a captação de novas ideias e pessoas que queiram empreender. “O centro de incubação está aberto a receber novas boas ideias de empreendimentos, a fim de transformá-las em negócios sustentáveis e úteis para a sociedade, independente de onde elas surjam. Incubamos ideias de pessoas, independentemente de que elas tenham vínculo com a universidade”, completa.

Sobre o Inovahub, Gustavo Almeida, um dos idealizadores do movimento, afirma que a ideia é instigar o empreendedorismo dentro da universidade, através de uma série de palestras semanais. “Queremos perceber novos possíveis empreendedores em Pelotas e região, instigando os estudantes universitários com palestras onde se tenha muita comunicação sobre educação empreendedora, inovação e pensamento criativo”, considera.

Na reunião foram discutidos também os convênios e contratos vigentes com o Negócio a Negócio e o Edital Sebrae Inovação, no qual a empresa incubada do Ciemsul, Melhor Envio, foi aprovada. O edital visa contribuir para aumentar a competitividade e a produtividade de pequenos negócios que tenham potencial de alto impacto, com subsídio de até R$ 120 mil por projeto e até 24 meses de prazo de execução.

A reunião ocorreu na quinta-feira (01) e contou com a presença da coordenadora do Sebrae Região Sul, Rosâni Boeira Ribeiro, do gestor de políticas públicas do Sebrae Região Sul, Fabrício Sanches Burkett, o coordenador de graduação e extensão da UCPel, Luiz Fernando Meirelles, do coordenador do Escritório de Desenvolvimento Regional (EDR), Fábio Castro Neves, do coordenador do ITEPA, Leandro Félix, dos professores Cristiano Klinger e Rosana Brod e de um dos idealizadores do Inovahub, Gustavo Almeida.

Redator: Matheus de Oliveira

O CIEMSUL é associado a